Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

A biblioteca do Cais

                                                                                                     outubro 2017

4 comentários:

AC disse...


Uma foto que vale pelo céu! Não porque prefigure nele o território celestial dos anjinhos, mas antes por nos convocar para um "manto diáfano de fantasia". onde o olhar se fixa e preenche o seu amplo vazio com o esvoaçar de uma pomba, uma gaivota, um balão de hélio, um avião a sério ou concebido a partir de uma folha A4.
Céus como estes que o CX nos propõe como para puro deleite, bem dispensam as gentes atarracadas pelo peso da gravidade ao deambularem pelo Cais. Até, senhores, a mulher, em primeiro plano, debruçada sobre um livro ( ou meio?)

E se encontrarmos algum senão nesta esplendorosa imagem, dever-se à dita não levantar, por um só momento que fosse, os olhos ao céu atrás de si. Uma pena!

af disse...

desconfio que se trata do livro de reclamações aquilo que a senhor abre desconsolada no colo. é preciso ser azarada para acumular, num mesmo lugar, tanta desgraça: um dia de sol inclemente, com elevadíssimos níveis de radiação ultravioleta, a impedir um olhar desassombrado para os lados da foz e, um pouco pior ainda, ter-lhe calhado em sorte o menos capaz dos fotógrafos furtivos do cais. consciente de que a desgraça provocada não deve morrer solteira ei-la a lavrar o seu repúdio no livro amarelo. se ao menos o fotógrafo soubesse ler os sinais...

AD disse...


Sim! Também esta foto pode facultar outra leitura mais "terrena" E é nessa perspectiva, que deverá valorizar-se a atenção prestada pelo fotógrafo à senhora de puxo, ocupada, quiçá, em deslindar o enredo de uma historieta deprimentemente turberculosa.

É o drama humano a aflorar na alma do artista, tão bem configurado noutros trabalhos seus, como o do " Menino dos Alpes, com ranho congelado pelo frio" ; " Mulher baleada nos areais da Caparica pelo marido rejeitado "; "A lágrima bebível do Marcelo conservada numa ampola de vidro"; " O desespero das vitimas do Espírito Santo e família, em lista de espera pela beatificação "

Sim, a par da coisa aérea prefigurada pelo Céu, há nesta imagem do CX, aliado ao irrepreensível sentido compositório, uma latente atenção pelos nus e suplicantes deste mundo! Profundamente tocante!

Harvey disse...

Compositório, ó AD? Já estou a ver daqui o que é que te apetece, minha bicha!