Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 9 de novembro de 2011



            Chama-se Daniel e conhecemo-lo no Cais, em Maio, quando esteve em Lisboa. Gosta de fotografia, como nós; gosta de pessoas, como nós; e gosta de fotografar as pessoas de perto, como os melhores de nós. Tem já obra vasta, que pode ser vista aqui:  http://www.flickr.com/photos/daniel-brianc/sets/72157627932561121/
            Mostrou-nos o que faz e gostámos; daí que, quando pensámos abrir as colunas deste blogue (hoje em dia, uma referência) a colaborações externas, decidimos que ele era a melhor opção, para começar: sabe preencher o retângulo, sabe dosear (e distribuir) pretos e brancos, sabe pensar e ver geometricamente, é o que é. E não esqueçamos que “ninguém consegue entrar aqui se não for geómetra”. Alguém aí sabe quem disse isto? Aposto que o Daniel sabe.

            Il s’appelle Daniel et on s’est connus au Quai, en mai, lorsqu’il était à Lisbonne. Il aime la photo, comme nous ; il aime les gens, comme nous ; et il aime photographier les gens de tout près, comme les meilleurs parmi nous. Il a une œuvre assez vaste, qu’on peut voir ici :
Il nous a fait voir ce qu’il fait et on a bien aimé ce qu’on a vu. Voilà pourquoi, quand on a pensé à ouvrir ce blog (aujourd’hui, une référence) à des collaborations externes on a décidé qu’il serait le premier choix: il sait remplir le rectangle, il sait doser (et distribuer) les noirs et les blancs – bref, il sait penser et voir géométriquement. N’oublions pas : « nul ne peut entrer ici s’il n’est pas géomètre. » Y a-t-il quelqu’un là qui sache qui a dit ça ? Je parie que Daniel sait, lui.

5 comentários:

Anónimo do Restelo disse...

Ora ainda bem que aparece finalmente alguém por estas paragens a fazer alguma coisa de jeito.É graças a exemplos destes que se entende porque é que, quando se quer fazer trabalho que se veja, temos de ir contratar lá por fora fotógrafos que nos mostrem como é que se faz bem.Ponham os olhos nisto e babem-se de inveja!

anónimo da Graça disse...

Ó Anónimo do Restelo! Que percebas muito de fotografia e que saibas do que estás a falar (haja alguém) nem contesto.Lamentávelmente salta aos olhos de qualquer um que o teu nível de criatividade no que diz respeito a pseudónimos para assinar comentários em blogs de fotografia anda descaradamente pelas ruas da amargura.

Hervé disse...

Pois é: no melhor pano... O link que vos demos para a galeria do Daniel Brianc dá acesso apenas às fotos que ele fez na Tailândia, o ano passado. Os eventuais interessados em aceder à galeria completa devem usar o seguinte link:

http://www.flickr.com/photos/daniel-brianc/sets/

Voilà - como se diz no estrangeiro.

C.G. disse...

Esta bem que podia fazer parte da série "Como bem usar uma Leica".Põe os olhos nisto ó CX, e aprende como se pode utilizar uma grande angular sem ficar com aquelas distorções maradas com que nos tens presenteado nas tuas últimas postagens.

Hervé disse...

Porque será, ó Geiro, que cada vez que te leio só me ocorrem comentários que pela sua violência e boçalidade são de todo desaconselháveis num blogue que se quer culto e elevado? Lá que andas a pedi-las, andas!...