Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Foi o meu gémeo que, desde cedo,chamou a atenção para a importância do movimento em fotografia. Disse-me ele: "Faz de conta que é cinema!"Ou terá dito: " O movimento não é tudo, mas sempre permite sair e entrar em casa!" Na verdade, já nem sei bem o que ouvi! Olhem: que se lixe!


Foto  e título dedicados ao NUNO LOPES!

2 comentários:

Nuno Lopes disse...

Agradeço a dedicatória A.C.

Mas pelo que percebí discordo para já do teu irmão gémio :)

A meu ver o processo de criação de uma fotografia tudo começa e acaba no movimento.

O movimento, codifica o passar do tempo, torna-o mais lento ou mais rápido. O espaço existe para a ele dar lugar, caso contrário nenhuma utilidade teria. E não o contrário.

Infelizmente temos que lidar com a matéria, que torna o espaço finito, fruto de resíduos de movimentos passados ou futuros. A chatice é que condiciona o movimento, refletindo-o. E assim nasce a forma.

Num espaço perfeito para o movimento, os resíduos instantêamente seriam convertidos em movimento. Daí concluo que a matéria existe por defeito de concepção do tanto do movimento.

Felizmente estamos cá nós. No fundo, temos a tarefa inglória de tentar pela forma registada na chapa devolver a matéria ao movimento no mesmo instante que ele acontece. Em suma de forma "artificial" tentamos fazer uma coisa que nem o espaço nem o movimento conseguem fazer por sí só num instante.

Como tal é impossível, uma pretensão que nasce do da megalomania humana face a todas as coisas naturais, a matéria registada na chapa dá assim lugar ao sonho, o sonho de movimentos passados, futuros e de outros que nunca aconteceram mas poderiam acontecer.

E assim o fotógrafo atravêz da chapa e atravéz de quem a chapa observa num movimento futuro, devolve a matéria ao movimento.

Mas será que devolve? Ou não passa isto tudo apenas de um truque de ilusionismo?

E por isto tudo a tua foto é uma joia. É uma joia porque acreditas que não é ilusionismo. Acreditas que esta foto é como tal gota que cai em água morta e a torna viva - "Ripples in the water".

Abraço.

PS: Comparado com isto, o cinema, é para meninos :)

A.C. disse...

Nuno Lopes

Sim, o meu gémeo é um pouco linear, o que não evitou o crescimento da barriga.

Depois de imprimir o teu comentário, apressei-me a enviá-lo num sobrescrito para o seu domicílio.

Mas as suas respostas são tão lentas que, de uma forma geral, nunca chegam às nossas mãos!...

Boas Fotos!