Número total de visualizações de páginas

domingo, 27 de fevereiro de 2011

cais das descobertas

dezembro, 2010

16 comentários:

Hervé disse...

Pois é: o que dava jeito aqui era uma máquina a sério, em vez do teu dispositivo eletrónico, para controlar a profundidade de campo, não era? Verdade se diga: uma má fotografia, meia focada ou focada por inteiro, será sempre uma má fotografia.

Harvey disse...

Título enganoso: Eu a pensar que era uma fotografia de gajas no cais, com as mamas de fora!

anónimo da Graça disse...

Antes fosse ó Harvey! Talvez assim o enquadramento taralhoco e a focagem ranhosa tivessem escapatória. Tal como está, o que me parece é que por descobrir, fica o interesse desta imagem.

Hervé disse...

Tu é que deves estar taralhouco, ó Geiro!Ainda não descobriste o interesse desta imagem? Eu já: isto vale nepes.

A. C. disse...

Já descobri! É assim: clica-se em " o amor existe...eu encontrei-o" e, num ápice, se estabelece um link com a personagem a trepar pelos degraus! A isto é o que o meu vizinho do 5º esquerdo chama de navegação!

Hervé disse...

O teu vizinho é um sério candidato a náufrago.

C.G. disse...

Ó amigo af! Atenção a esse sharpen que está uma pouca vergonha na parte superior da imagem (aquilo não é nitidez, mais parecem enfeites de Carnaval)

A. C. disse...

Algum carteirista?

af disse...

acontece, meus caros amigos, que as vossas críticas se ficam a dever a uma senilidade galopante que eu gostaria de evitar ainda por muito tempo. vamos por partes: eu estava, segundos antes de captar esta fotografia, a trabalhar com f/11, a velocidade na ordem dos 1/250. acontece, porém, que o amor, a paixão, nos faz tremer a ponto de desfocar a realidade (obviamente que vocês já esqueceram o que sente nessas alturas...), assim sendo, rapidamente me municiei de f/2,8 de abertura, 1/3200 de velocidade e 38mm de focagem. eu queria transmitir a mensagem com realismo e não com imposições técnicas de cedência ao que mandam as regras. será que ninguém percebeu? ou vocês pensam que eu ando por ali só a ver passar os cacilheiros? francamente!...
prometo que para a próxima publico uma de interpretação mais fácil, não quero fundir-vos os fusíveis...

Anónimo disse...

Lição nº 1
A profundidade de Campo depende da abertura do diafragma (também da distância Câmera objecto, mas isso fica para ser falado depois). O diafragma é um mecanismo da objetiva, composto por várias lâminas e que regula a intensidade de luz que entra na câmera através da objectiva.O valor do diafragma é regulado através de números, conhecidos como números f, e seguem um padrão numérico.Um valor numérico mais baixo (f.2.8, por exemplo) designa uma grande abertura de diafragma, um valor numérico mais alto (f.22, por exemplo)designa uma pequena abertura desse mesmo diafragma. Quanto à influencia dessas mesmas aberturas na nitidez aparente de uma imagem, o importante é perceberes que quanto mais fechada a abertura de diafragma, maior parece ser essa zona de nitidez (vulgarmente chamada de profundidade de campo). Não se percebe pois essa tua opção pela abertura 2.8 pois tal só daria a asneira que evidentemente se constata na imagem.
Fim da lição!

af disse...

caro anónimo, agradeço, reconhecido, a partilha do seu amplo conhecimento técnico. constato, porém, que no seu imenso afã em ser útil se esqueceu de ler atentamente o meu comentário... cabe-me retribuir a gentileza e lembrar-lhe que a rapidez excessiva, em muitas coisas na vida, mas também no acto de obturar pode conduzir a fotos desfocadas, com arrasto ou tremidas que, desculpe a ousadia de querer ensinar o padre-nosso ao vigário, não são a mesma coisa. saiba que fico, em fervilhante ansiedade, a aguardar a 2.ª lição. volte depressa!

Hervé disse...

af, sê humilde (a virtude maior na cartilha lusa) e aprende com quem sabe: o Anónimo (mas quantos de vocês é que há?!) foi simpático, quis ensinar-te e falou bem; embrulha, engole e aprende. Anónimo: não há fundos para espontâneos, entendido? Estas coisas não se pagam, não se retribuem, nem dão vales de desconto em grandes superfícies. Queres armar e mostrar que sabes - quem melhor do que eu para te entender!? Mas estás por tua conta e risco.

A. C, excecionalmente confuso, disse...

Esperem! Falam de unidades de aceleração, electromagnéticas, de viscosidade ou de pressão? É que gostava de me situar na geografia da discussão e confesso sentir-me um pouco desnorteado! Se fosse possível recapitularem o problema, agradecia. Mas a um ritmo o mais próximo possível do usado pelos magalas durante as paradas militares ou pelos modelos em passarelas pelo Oceano Atlântico! Muito obrigado!

Eu disse...

Agora, que isto estava a parecer coisa séria e eu já me munia de uma sebenta para as respetivas notas, o A.C. faz o papel do menino Tonecas...por favor!

Anónimo disse...

Finalmente uma foto que não mete água e com alguma literatura.

Pena que a Dulcineia seja,visivelmente, a saloia de Freixo de Espada à Cinta.

Salta das velas desse moinho ó AF.

Ass. uma identidade a brincar aos anónimos.

A. C. disse...

É bem capaz de ser pentaneta ou coisa assim de Guerra Junqueiro!