Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Hommage a H.C.B.

8 Dezembro 2010

10 comentários:

Hervé disse...

Podemos, concluir, pois, que o pretensiosismo é contagioso... Curioso, muito curioso! Por outro lado, é tocante este (discreto, mas) assumido reconhecimento das origens e das influências - mesmo quando essas influências são trabalhadas e integradas numa postura que, em última análise, as renega. Dito isto, assentemos no que é fundamental: gosto muitíssimo desta imagem, mesmo não sendo grande apreciador de Henry Clarke Burrows (admitindo, porém, que o seu estatuto de mestre incontestável do pictoralismo britânico do início do século passado resiste, impassível, a esta minha apreciação).

Hervé disse...

Errata: como toda a gente não pôde deixar de notar, no texto anterior, onde se lê "Henry Clarke Burrows", deve ler-se "Harold Clarke Burrows" - evidentemente!...

Anónimo disse...

Lembro os Três Vintes e mesmo até as barbas de milho durante o Verão na casa dos avós! E lembro o Impala e o Porto com o qual não ia muito à bola... E lembro o Português Suave e o Paris! E o CT e o SG. Agora o H.C.B é que não recordo absolutamente nada! Ao que dizem, a memória é mesma selectiva. Marota!
A.C

C.G. disse...

Culpa minha, confesso! Como parti do princípio que estava a lidar com "connaisseurs" da História da Fotografia, optei pelo uso das iniciais H.C.B. em vez do nome por extenso. No presente caso, Henri Cartier Bresson, fotógrafo de nacionalidade francesa do século passado (1908-2004). Ao Hervé as minhas mais sinceras desculpas pelo lapso.

Anónimo disse...

Boa razão tem o nosso Hervé para evocar o pictoralista Harold Clarke Burrows em vez do não menos britânico Henry Frank Burrows... Mas quando é que se acordou editar neste blogue fotos e aguarelas? Espero que as actas estejam em dia que eu vou confirmar...
A.C

Anónimo disse...

Já sei por que não gosto dos dias de Inverno, ó C.G. Por não serem suficientemente contrastados!
A.C

C.G. disse...

Ó A.C. o monitor tem um botãozinho algures para contrastares esses dias.

Hervé disse...

Ah! O H.C.B. era o H.C.-B.? Estás desculpadíssimo, Geiro - é claro!

Hervé disse...

Para que é que queres mais contraste aqui, ó Cabrita? Mais do que isto, só o Alack Sinner; ou o Corto Maltese, desde que nas versões originais.

af disse...

homenagem ao Hexachlorobenzeno, também conhecido por HCB? aqui só para nós, fiquei deveras preocupado com o nosso CG... queres ver que o rapaz anda a apanhar sol a mais no cais... felizmente esta montra de arte viva é frequentada por gente culta e depressa me confundiram ainda mais, que é, aliás, a melhor forma de se estar: confundido. afinal, o HCB é francês, belga, inglês ou americano? cá pra comigo é portuga, ou melhor: é de quem sabe estar no lugar certo à hora certa e tem olho-mente-dedo calibrados, porque esta fotografia orgulharia qualquer HCB que se preze. abençoada molha!!!